Americana reduz mortes no trânsito e vai na contramão da região, que registra aumento.

Município se destaca como o único da Região do Polo Têxtil a reduzir acidentes fatais, contrariando tendência de alta nas demais cidades.

Americana conseguiu um feito importante na segurança viária neste primeiro semestre de 2025. Enquanto as demais cidades da Região do Polo Têxtil (RPT) registraram alta nas mortes no trânsito, o município apresentou redução no número de vítimas fatais.

De acordo com dados oficiais do Infosiga-SP, a região — composta por Americana, Santa Bárbara d’Oeste, Nova Odessa, Sumaré e Hortolândia — contabilizou 60 mortes no trânsito entre janeiro e junho deste ano. No mesmo período do ano passado, foram 52 vítimas, o que representa um aumento de 15,3%.

Enquanto cidades como Nova Odessa subiram de uma para quatro mortes, Sumaré foi de 14 para 19 e Hortolândia de nove para 11, Americana seguiu na contramão da tendência. O município reduziu o número de mortes de 14, no primeiro semestre de 2024, para 11 no mesmo período de 2025.

Segundo o secretário-adjunto de Trânsito de Americana, Marcelo Giongo, essa redução é resultado de um conjunto de medidas adotadas pela administração municipal. Entre elas estão as campanhas educativas, como as realizadas durante o Maio Amarelo, além da ampliação das ações de fiscalização, readequações viárias e melhorias na sinalização.

O trabalho de conscientização junto aos motociclistas — que representam grande parte das vítimas de trânsito — também tem sido um dos focos das ações municipais, apontado como fator decisivo para a redução dos acidentes fatais.

Os números reforçam a importância de políticas públicas constantes para a segurança viária. A Prefeitura de Americana afirmou que pretende manter e ampliar as ações preventivas ao longo do ano. O próximo levantamento do Infosiga, previsto para o fim de 2025, será acompanhado de perto para verificar se a tendência de queda se mantém.

Americana, ao conseguir reduzir em 21% o número de mortes no trânsito em comparação ao ano anterior, se destaca como exemplo positivo na região e mostra que planejamento e investimento em segurança podem trazer resultados concretos.

Anunciante

banner horizontal

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Parceiros

banner lateral
banner lateral

Mais destaques

Categorias